Conhecendo os Chakras

Por Lu Fernandes

A palavra Chakra vem do Sânscrito e significa "roda de luz".
 

Os Chakras são centros de energia, que governam as diferentes qualidades aspectos do ser humano: corpo físico, emocional, mental e energético.
 

Os principais são 7 chakras que se localizam ao longo da coluna vertebral do corpo humano; quatro em nosso corpo superior, que governam nossas propriedades mentais, e três na parte inferior do corpo, que governam nossas propriedades instintivas, e, segundo a Tradição Hindu, seguem as cores do arco-íris.

A importância de conhecê-los e estar em harmonia com esses campos energéticos nos ajuda
a buscar o equilíbrio e o bem-estar físico, além de com nossas emoções e pensamentos.

Para que isso aconteça, é preciso investigar qual Chakra encontra-se em desequilíbrio,

ou seja, com excesso ou falta de energia. A partir do momento que enxergamos

pensamentos e sentimentos negativos que nos envolvem e a crise como parte de um

processo, iniciamos um movimento de auto aperfeiçoamento, que representa um impulso

para o crescimento, o aprendizado e a evolução.
 

É importante entender que os "opostos", como o excesso e a falta energética, completam-se.
Isso significa que eles funcionam como sinalizadores, mostrando onde não estamos sendo
verdadeiros conosco e em que aspecto poderemos melhorar.

O ideal para saber como estão nossos Chakras é através da auto-observação e do
autoconhecimento. Por estarmos envolvidos no véu de nossas emoções as vezes essa
autoanálise se torna uma tarefa difícil, por isso a ajuda de um bom terapeuta holístico e
indicado, pois através de técnicas de vasculhamento e medição dos chakras com um
pêndulo pode ser feita aonde conseguira mapear o que está em desequilíbrio.


São eles:



1. CHAKRA BÁSICO
Localiza-se na base da coluna ou cóccix. Esta relacionado a sobrevivência, a saciedade dos desejos e as necessidades materiais. Abriga a forla vital ou kundalini, o "fogo serpentino" que flui através dos chakras ativando-os. É a energia mais forte do ser humano, pronta para entrar em ação. A meditação impulsiona essa força para cima por meiom da coluna espinhal passando por todos os chakras e ativando-os, até o chkra coronário ou coroa. A energia desse chakra controla a vitalidade do corpo fisico.
Cor: vermelho
Elemento: Terra
Regência: glândulas supra-renais, rins, coluna vertebral, sistema locomotor, cólon, pernas e ossos.
Pedra indicada: Granada
Em desequilíbrio: pode gerar egocentrismo, insegurança, ganancia, violência.

Uso do cristal nesse ponto: Combate o cansaço, estresse, anemia e a diminuição da energia física. Nos níveis emocional e mental, o chakra básico expressa a vontade pessoal, a vitalidade, a criatividade, o desejo de agir, e o instinto de sobrevivência.


2. CHAKRA UMBILICAL
Localiza-se logo acima dos órgãos reprodutores, acima do osso púbico. Está associado à criatividade, sexualidade, procriação, sensualidade, capacidade de sentir emoções, contentamento, força física e vitalidade. É por ele que adquirimos a sensibilidade de perceber as emanações sutis e do ambiente. Está ligado a circulação, assimilação e distribuição de energia prânica por todos os outros chakras.
Cor: laranja
Elemento: Água
Regência: órgãos reprodutores, ovários, testículos, próstata, genitais, baixo-ventre, bexiga, vesícula.
Pedra indicada: Cornalina
Em desequilíbrio: pode gerar dificuldades sexuais, confusão, ausência de objetivos, ciúme, inveja, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga e exagerada indulgência com a comida ou sexo.

Uso do cristal nesse ponto: Traz segurança, otimismo, eficiência, esperança, sociabilidade, criatividade e poder. Ajuda a eliminar o medo, a depressão e a insegurança, aceitando mudanças.

 

3. CHAKRA PLEXO SOLAR
Localiza-se na zona do plexo de mesmo nome - 4 dedos acima do umbigo. Representa a força do indivíduo e o ego de cada um. Sua funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossos humores e controle. Ligado ao sistema digestivo (pâncreas, fígado e estômago) e purificação do organismo (bexiga), representa a união entre a mente e as emoções. Sentimentos e emoções negativas, levam a problemas digestivos.
Cor: amarelo
Elemento: Fogo
Regência: fígado, vesícula biliar, pâncreas, supra-renais, músculos, estômago e o sistema nervoso.
Pedra indicada: Citrino
Em desequilíbrio: pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. Com baixa frequência energética deixa a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita. A pessoa tem sentimentos de inferioridade, impotência e insegurança, o que acarreta dificuldade nos relacionamentos em geral.

Uso do cristal nesse ponto: Proporciona o desenvolvimento da auto-confiança, da capacidade de assumir o controle da própria vida, deixando para trás o medo, a timidez, a submissão. Aumenta a auto-estima, a fim de valorizar a sua capacidade de se relacionar com a vida de maneira mais atuante.

 

4. CHAKRA CARDÍACO

Localiza-se no centro do tórax. Simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais. Dá a capacidade de amar a si próprio e aos outros incondicionalmente. Dá fundamento à força – vida do Eu Superior. Relaciona-se com o coração e o sistema circulatório.
Cor: verde e rosa
Elemento: Ar
Regência: glândulas endócrinas, coração, sistema circulatório, nervo vago e sangue, braços e mãos.
Pedras indicadas: Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Turmalina Melancia, Esmeralda
Em desequilíbrio: pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.

Uso do cristal nesse ponto: Desbloqueia as dificuldades e reforça as ditas boas qualidades e da força do amor.

 

5. CHAKRA LARÍNGEO
Localiza-se na garganta. A função principal desse chakra é o se expressar. Está associado ao mundo da comunicação, expressão, audição e todos os usos do som e da palavra.
Cor: azul claro
Elemento: Eter
Regência: Rege a glândula tiroide – hipotálamo, aparelho brônquico e vocal, pulmões e canal alimentar.
Pedras indicada: Ágata azul rendada(Blue Race)
Em desequilíbrio: apresentamos problemas na comunicação, geralmente a falta dela. O uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e "engolir sapos".

Uso do cristal nesse ponto: Possibilita acalmar a mente, tranquiliza a respiração e inspira pensamentos elevados.

 

6. CHAKRA FRONTAL
Localiza-se no centro da testa entre as sobrancelhas. É conhecido como 3º olho ou 3ª visão .Representa a mente e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra. Está associado a telepatia, clarividência, intuição e desenvolvimento mental. Quando expandido dá visão interior, intuição e a habilidade de se conhecer a si próprio.
Cor: azul índigo
Elemento: Luz
Regência: glândula pituitária, o olho esquerdo, o nariz e orelhas.
Pedras indicada: Lápis Lazuli
Em desequilíbrio: pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, excesso ou falta de sono e acúmulo de pensamentos.

Uso do cristal nesse ponto: Estimula a percepção e a intuição, com aumento da recepção de "informações sutis".

 

7. CHAKRA CORONÁRIO
Localiza-se na zona superior da cabeça, coroando a mesma. Representa nossa ligação com o Divino, a Energia Superior, o Universo.
Cor: Violeta
Elemento: Maha Tattva (o Grande Elemento) no qual estão presentes todos os outros elementos na sua forma purificada.
Regência: glândula Pineal, córtex cerebral, sistema nervoso central, olho direito.
Pedra indicada: Ametista

Em desequilíbrio: falta de inspiração, confusão mental, depressão, falta de esperança e alienação.

Uso do cristal nesse ponto: Nos abrimos para a consciência e conhecimento. Nos sentimos unidos à realidade cósmica, nos fortalecemos para abandonar crenças em nós arraigadas e aceitar um outro tipo de compreensão.

Para um estudo mais aprofundado, assistam os três videos dos Chakras Iluminados na área de Vídeos.

Leia também:

oleos_essenciais.jpg
cromoterapia1.jpg
Terapia com cristais.jpg
Ervas1.jpg
FLORAIS_BACH.jpg
eclipse1.jpg
Lua_Fora_de_Curso.jpg

Por Lu Fernandes:

Luciane Fernandes

Lu Fernandes, como é carinhosamente chamada e conhecida, terapeuta holística, coach espiritual, estudiosa do esoterismo e práticas espirituais, Sacerdotisa na Magia Natural, pertencente ao Grupo de Mestres da Tradição Ser Divino, Facilitadora de Circulo de Mulheres, Mestra em Reiki, Karunya Teramai, na Magia dos Arcanjos e em Harmonização de física e energética das casas, ambientes comerciais e empresariais, utilizando Feng Shui.

Entre seus campos de conhecimentos estão mais de 15 anos de Tarot, Aromaterapia, Numerologia, Baralho cigano, Tarots Terapeuticos, além de Metafísica, Alquimia das Ervas, Cristais, Fitoterapia, Fitoenergética, Cromoterapia, Florais de Bach, Australiano e Radiestesia.​

Dá cursos, faz atendimento presencial e online de Tarot e atendimentos como Terapeuta Holistica restabelecendo a cura fisica e emocional, trazendo sua vida de volta, entrando no caminho da alegria e prosperidade.

Email: terapeutamagica@gmail.com

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Terapeuta Mágica. Orgulhosamente criado com Wix.com