GANESHA - O Deus Prosperidade e Removedor de Obstáculos

Por Lu Fernandes

Ganesha pertence à família de deuses mais populares do Hinduísmo. Ele é o filho mais velho de Parvati e Shiva. Ganesha tem uma enorme cabeça de elefante, imensa para um corpo de menino indicando sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das escrituras. 

Ganesha é o Sábio. Ganesha tem na fronte o Vibhuti e um pequeno tridente indicando que é filho de Shiva - o Senhor da disciplina e da aniquilação da ignorância, indica também, que o sábio tem sempre em mente o Ser Supremo.

 

As enormes orelhas e a cabeça de elefante representam os dois primeiros passos para a auto realização - “Sravanam”, escutar o ensinamento e “Mananam”, refletir sobre ele. A tromba representa “Viveka”, a capacidade de discriminação entre Nitya, o eterno e ilimitado, e Anitya, o não eterno. O intelecto do homem comum está sempre preso entre os pares de opostos (as presas), o Sábio não é mais afetado por esses pares de opostos (frio-calor, prazer-dor, alegria-tristeza, etc.) tendo atingido um estado de equanimidade , representado por uma das presas quebrada. O Sábio nunca esquece sua verdadeira natureza (memória de elefante). A barriga enorme representa sua capacidade de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos, assim como o ensinamento escutado. O ratinho que fica aos seus pés simboliza o Ego e seus desejos com sua voracidade e cobiça, frequentemente roubando mais do que pode comer e guardando mais do que pode lembrar. 

O Sábio tem o desejo sob total controlo, por isso o ratinho olha para cima e aguarda sua permissão para comer os objetos dos sentidos. A cabeça de Ganesha simboliza o Atman ou a alma, que é a suprema realidade da existência humana, e seu corpo humano representa Maya, ou a existência terrena dos seres humanos. A cabeça de elefante indica sabedoria e seu tronco representa Om, o símbolo de som da realidade cósmica. Na mão direita superior Ganesha tem um aguilhão, que ajuda a impulsionar a humanidade para a frente no caminho eterno e eliminar os obstáculos do caminho. A corda na mão esquerda de Ganesha é um delicado instrumento para captar todas as dificuldades. A presa quebrada de Ganesha, que tem como uma caneta na mão direita inferior é um símbolo de sacrifício, que partiu para escrever o Mahabharata.

O rosário na mão de outros autores sugere que a busca do conhecimento deve ser contínuo. O lado (doce) que detém no seu tronco indica que é preciso descobrir a doçura do Atman. Seus ouvidos fã-como saber que ele é todo ouvidos para a nossa petição. A serpente que corre em volta de sua cintura representa a energia em todas as formas. A mão inferior esquerda oferece Modaka - Modaka é um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfação, a plenitude que se alcança com um caminho de disciplina e auto conhecimento.

É adorado junto a Lakshmi (a deusa da abundância) pelos mercadores e homens de negócio (A razão sendo a solução lógica para os problemas e a prosperidade).

Ganesha é conhecido também como o destruidor da vaidade, egoísmo e orgulho.

Ele representa o perfeito equilíbrio entre força e bondade, poder e beleza. Também simboliza as capacidades discriminativas que proveem a habilidade de perceber a distinção entre verdade e ilusão, o real e o irreal.

Ganesha Chaturthi 

 

Festival de Ganesha

Cai no quarto dia da quinzena de lua escura no mês Hindu de Bhadra(setembro), nesse ano(2018), cai exatamente do dia 12 a 13 de setembro e vai até o dia 23. Neste dia, as pessoas por toda parte na Índia celebram o aniversário de Ganesha.

 

Ganesha é um símbolo muito poderoso do Yoga, e uma lembrança de como deveria ser nossa visão para administrar nossas vidas, com objetivo de viver mais harmoniosamente e conscientemente.

Como já dissemos, é um dos personagens mitológicos mais populares da Índia. É considerado o destruidor dos obstáculos ao desenvolvimento espiritual e material, permitindo aos seus devotos alcançar as riquezas e assegurando o êxito em todos os empreendimentos, por isso é a primeira divindade reverenciada em todos os rituais hindus.

 

Chaturthi quer dizer 'o quarto'. Aqui especificamente recorre ao quarto estado de ser, super-consciência. Um indivíduo tem que buscar a ajuda de Ganesha se ele desejar chegar a este quarto estado. Por isto que o festival é chamado Ganesha Chaturthi. É uma lembrança que se devem buscar as bênçãos de Ganesha para se ter sucesso no Sadhana Yogui (prática de Yoga).

 

A palavra Ganesha é composta de duas palavras do sânscrito: Gana (criado ou administrador) eIsha (supremo). Então Ganesha quer dizer literalmente 'o administrador' supremo. Ele também é conhecido amplamente como Ganapati, 'o administrador' principal. A palavra Gana nesse contexto tem significado especial. A mente cósmica e individual tem aspectos diferentes ou poderes; estes são chamadas Ganas. Ganesha é o chefe ou o que possui maior destes poderes, que controla todos os outros.

O poder da inteligência que dirige tudo no cosmo e no homem.

 

Ganesha simboliza aquela inteligência inexplorada dentro de cada um de nós. O propósito de adorar e evocar Ganesha é provocar a transformação interna, enquanto resultando de uma expressão de pura inteligência, despertado progressiva e gradualmente por Sadhana Yogui, ou seja, práticas de Yoga.

Om Gam Ganapataye Namah ! 
Jaya Ganesha !
 
Gam Gam Ganapati sharanam Ganesha
Gam Gam Ganapati sharanam Ganesha
jaya Ganesha jaya jaya Gananátha
jaya Ganesha jaya jaya Gananátha
 
Om Gam GaAapataye namah
Jay Gajamukhanátha kí jai!
 
Proteja-nos! 
Namastê.

Dica de Altar e Ritual para Ganesha

Durante o período do Festival, é dito que Ganesha está mais próximo a Terra, olhando e atendendo com cada detalhe e carinho os seus devotos.

 

Para adorar Ganesha e fazer de forma pratica sua dedicação e pedidos nesse período, monte um pequeno altar com um pano vermelho ou laranja, coloque a sua imagem no centro (pode ser impressa, dentro de um porta retrato) e faça diariamente os seus mantras ou oração direcionando os seus desejos ou o pedido sincero de remoção de obstaculos e prosperidade.

 

Como oferendas pode colocar arroz cozido só em água, flores amarelas e vermelhas, queime um incenso de Sândalo, e velas vermelhas e amarelas, um potinho com rebuçados de coco ou doce do coco, frutas, perfumes, leite, um pratinho com nove moedas.

Um cristal branco e citrino também pode ser colocado no seu altar.

 

Ofereça os elementos a Ganesha, o tratando com carinho, devoção, pararico (que é o que eles gostam), acenda a vela e leve em movimento circular 3x na imagem, depois o incenso fazendo também o movimento circular 3x, vá oferendo os elementos, após finalziar a oferta, faça seus pedidos e repita 9 vezes o mantra OM, e o mantra “Om Gam Ganapataye namaha" (ou 108 vezes para potencializar mais). Finalize dizendo 3x "Jay Ganesha".

 

No ultimo dia do festival, mude o ritual, acenda a vela e o incenso, circule 3x, faça um patuá com pano vermelho e grãos, coloque junto a imagem e mergulhe a imagem na agua banhando-a. Agradeça e finalize dizendo 3x "Jay Ganesha".

 

Deixe seu altar montado e uma vez por mês ative seu altar com os mantras e incenso direcionando sempre seus desejos.

Pelo menos uma vez por ano também faça a dedicação completa a ele e pode ser iniciado em qualquer dia do período do festival.

 

Boa Celebração!!

Namastê!

 

 

**Palestras e/ou Rituais Presenciais:

Pra quem quer participar da celebração a Ganesha presencial, o Espaço Rasa realizará o Puja no dia 17 de setembro com a Entrada Gratuíta.  

Veja as instruções no site:

http://www.arunayoga.com.br/atividades/eventos/24-item-desativado/168-04-09-2016-ganesha-chaturthi

 

 

**Dicas de Videos e Cursos para quem quer conhecer mais sobre esse Deus e outros Deuses Hindus ou fazer um ritual mais elaborado.:

Entre no canal da Escola Esotérica do Youtube que vocês encontrarão excelentes dicas de Rituais e Mantras.

No site da escola também existe um curso online bem completo que vocês vão adorar! Foi nos cursos e rituais da escola que me aprofundei no estudo dos Deuses Hindus e por isso recomendo!

Site da escola: http://www.escolaesoterica.com.br/ganesha

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHu9j9Uinr6amp1aqiZRTlg

 

*Fonte: Mitologia Hindu, Aghorananda Saraswati, Madras e Escola Esoterica

Por Lu Fernandes:

Luciane Fernandes

Lu Fernandes, como é carinhosamente chamada e conhecida, terapeuta holística, coach espiritual, estudiosa do esoterismo e práticas espirituais, Sacerdotisa na Magia Natural, pertencente ao Grupo de Mestres da Tradição Ser Divino, Facilitadora de Circulo de Mulheres, Mestra em Reiki, Karunya Teramai, na Magia dos Arcanjos e em Harmonização de física e energética das casas, ambientes comerciais e empresariais, utilizando Feng Shui.

Entre seus campos de conhecimentos estão mais de 15 anos de Tarot, Aromaterapia, Numerologia, Baralho cigano, Tarots Terapeuticos, além de Metafísica, Alquimia das Ervas, Cristais, Fitoterapia, Fitoenergética, Cromoterapia, Florais de Bach, Australiano e Radiestesia.​

Dá cursos, faz atendimento presencial e online de Tarot e atendimentos como Terapeuta Holistica restabelecendo a cura fisica e emocional, trazendo sua vida de volta, entrando no caminho da alegria e prosperidade.

Email: terapeutamagica@gmail.com

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Terapeuta Mágica. Orgulhosamente criado com Wix.com