Guia rápido terapêutico e mágico das ervas

(Selecione os nomes sublinhados encontrado em algumas ervas para informações mais aprofundadas)

Alecrim

(Rosmarinus officinalis)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Poderes: Proteção, purificação, sabedoria, alegria e amor

No uso fitoterápico usado para o tratamento da dispepsia, hipertensão e o reumatismo.

Em usos mágicos em encantamentos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta. O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta.

Está ligado a fidelidade, amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade. As bruxas da Idade Média costumavam queimar alecrim para espantar maus espíritos, purificar a energia de pessoas e lugares. “Isso vale até hoje. É uma planta espiritual, evoca fidelidade e recordações felizes”.
Para saber as propriedades fitoterápicas, leia mais...

Acacia

(Crocus sativus)

Planeta: Sol

Elemento: Ar
Deidade: Osiris, Diana, Ishtar, Rá, Astart
Poderes: poderes psíquicos e proteção.

Existem diversos tipos de acácia, os comuns no brasil são erva unha-de-gato, angico, jurema e acácia amarela.

A fibra traz benefícios nos tratamentos de colesterol, diabetes e saúde do fígado.

Usos rituais em religiões: Na India a madeira é usada para queimar oferendas (ñ recomendo, é melhor enterrar suas frutas, o meio ambiente agradece!) e na construção de templos hindus.
Usos mágicos: um ramo da planta colocado embaixo da cama afasta o mal, em alguns países as pessoas utilizam o ramo embaixo do turbante ou chapéu quando saem de casa. Quando a madeira é queimada com sândalo estimula os poderes psíquicos (nesse caso recomendo procurar um incenso combinado dessas duas plantas).

Alfafa

(Medicago saliva )

Planeta: Vênus
Elemento: Terra
Poderes: dinheiro; prosperidade.

Não usar na amamentar, e a doentes. Os sais minerais presentes na alfalfa fazem com que o sangue se torne mais alcalino, o que reduz os estados alérgicos.

Limpa o sangue e ajuda a eliminar as acumulações de gorduras em articulações e tecidos musculares. Dissolve cálculos da vesícula a e ajuda à segregação de urina. É muito eficaz no tratamento de doenças dos rins, bexiga e raquitismo.

Usos mágicos: muitas pessoas mantém na dispensa ou cozinha um pote cheia de alfafa para evitar a pobreza ou a fome.

Amêndoa

(Prunus amygdalus [doce] Amygdalus communis[amarga])

Planeta: Mercúrio 
Elemento: Ar
Deidade: Attis, Mercúrio, Thoth, Hermes
Poderes: dinheiro; prosperidade; sabedoria.
Antigamente as amêndoas era conhecidas por prevenir a intoxicação, no tempo medieval as amêndoas eram adicionadas as refeições por esse mesmo propósito. Além disso, a amêndoa é consumida para dar inteligência.

Muitas pessoas acreditam que manter uma amêndoa na gaveta do escritório propicia prosperidade nos negócios, outros acham que comer amêndoas antes de alguma atividade acadêmica potencializa a intelectualidade.

Angélica

(Angelica archanegelica)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Deidade: Vênus

Poderes: exorcismos; cura; proteção; visões.

utilizado na forma de chá ou tintura para casos de problemas gastrointestinais, febre, gripe e infecções como a candidíase. Pode auxiliar em casos de anemia, desconforto abdominal, flatulência, perda de apetite, enxaqueca e depressão. Ajuda a melhorar a circulação e a controlar a pressão.

Usos mágicos: Acredita-se que um banho com angélica livra a pessoa de maldições ou feitiços. Acredita-se também que bater a planta com um pouco de água e borrifar em todos os cantos da casa mantém as energias negativas longe e quebra qualquer maldição jogada contra a casa. A raiz dessa erva guardada em um saquinho de tecido azul funciona como um poderoso talismã protetor.

 A raiz tambem pode ser colocada em um saquinho de tecido branco ou azul, e pendurado na janela para proteger a casa e as pessoas que moram nela de todo o mal.

Avelã

(Corilus spp.)

Planeta: Sol 
Elemento: Ar
Poderes: sorte.

Avelãs são ricas em gorduras insaturadas, do tipo que são realmente bons para o coração, para prevenção de câncer, músculos, saúde da pele, sistema nervoso e trato digestivo.

Uso mágico: A madeira é apropriada para fazer qualquer tipo de bastão. Um ótimo encantamento para lhe trazer sorte consiste em fazer uma cruz solar amarrando 2 galhos juntos com um cordão vermelho ou dourado.

Bálsamo-de-Gilead

(Populus candicans)

Planeta: Saturno
Elemento: Fogo

Origem: Canadá
Poderes: feitiços de amor e proteção.

O botão pode ser usado para curar um coração partido. Também é usado em feitiços de amor e proteção.

Nomes populares: Abeto balsâmico, abeto balsâmico de Gilead, pinheiro-do-Canadá

Propriedades terapêuticas: O consumo do bálsamo de Gilead provoca efeitos analgésico, cicatrizante e diurético.

Usos: As folhas são usadas como condimento em pratos ou em chás. O óleo é usado para aromatizar doces, massas, sorvetes e bebidas.

Abacateiro

(Persea americans)

Planeta: Vênus
Elemento: Água
Deidade: Afrodite, Vênus
Poderes: amor, luxúria, beleza.

É diurético, estomáquico, anti-sifilítico. Combate o artritismo e a gota, além de ser um calmante para dores, eliminar urina, cálculos renais e biliares. Melhora os rins e a bexiga.

Usos mágicos: refeições com o fruto são indicadas para noites afrodisíacas como os incas faziam, varinhas ou bastões feitas da árvore são ótimas para todos os propósitos.

 

Para saber as propriedades fitoterápicas, leia mais...

Açafrão

(Crocus sativus)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

A lista de propriedades medicinais é tão grande que vale muito a pena ter este tempero amarelo brilhante entre os temperos da sua cozinha e na sua vida.

Potente antiinflamatório, tem ação analgésica, antibacteriana, antioxidante, antialérgica e antiespasmódica. Sua propriedade antiinflamatória e antioxidante o torna eficiente também na prevenção e tratamento do mal de Alzheimer, pois ajuda na remoção da placas que se formam no cérebro, características da doença.

Em usos mágicos é uitilizado em rituais de prosperidade e cura.

No hinduísmo é o principal ingrediente no puja de Ganesha atraindo a abundância e a prosperidade. 

Alho

(Allium sativum)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Deidade: Hécate

Expectorante, antigripal, febrífugo, desinfectante, anti-inflamatório, antibiótico, antisséptico, vermífugo (lombriga, solitária e ameba, diurético, anti-diabético.

Erva extremamente protetora. Pode ser pendurado em casa para proteger. Também utilizado para fazer exorcismo. Os antigos gregos colocavam o bulbo do alho em um monte de pedras em um cruzamento como uma oferenda ‡ HÈcate.

Na Roma Antiga, era mastigado cru antes de os soldados irem para as batalhas, pois dava resistência e força para enfrentar o inimigo. É fácil cultivá-lo em casa, basta enterrar um dentinho num vaso: “O melhor é plantar na cozinha ou manter sempre uma réstia de alho pendurada perto do fogão. Isso mantém a família unida e protegida das más influências”

Anis Estrelado

(Illicium Verum)

Planeta: Júpiter 
Elemento: Ar
Poderes: Proteção; sorte; prosperidade.

Expectorante nas gripes, resfriados e tosses produtivas. No sitema digestivo tem ação carminativa, digestiva, antiespasmódica e antidiarréica.

Uso mágico, além de ser usado para proteção, sorte e prosperidade, trabalha muito o poder psiquico.

Indicado colocar no altar para aumentar o poder pessoal.

Atrai os elementais do Ar. Colocar para as fadas.

Considerado também um ótimo protetor contra olho gordo.

Artemísia

(Artemísia vulgaris)

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Poderes: Dons psiquicos; poder de visualização.

Alivia anemias, cólicas abdominais, debilidades estomacais, diarréia, inflamação dos intestinos.

Em usos mágicos, amplia a capacidade de ver o futuro em sonhos, durma sempre com um travesseiro feito de folhas e flores secas. Antes de consultar o oráculo tome um chá de artemísia adoçado com mel, seu poder aumentará consideravelmente. Dê energia a seus cristais lavando-os com água de artemísia. Se você deseja que seu amado dedique só a você o seu amor, faça, para ele, um travesseiro recheado com essa erva e acrescente uma mecha de seu cabelo. Com toda certeza ele lhe dedicará uma paixão sempre renovada. Para aquelas que andam sem ânimo no amor, nada melhor do que um banho de artemísia para acender o desejo e ampliar as fantasias. 

Babosa

(Aloe Vera)

Planeta: Lua 
Elemento: Agua
Poderes: Proteção; cura; sorte.

Tem propriedade cicatrizante e hidratante sendo indicado para casos de queimaduras, feridas e úlceras na pele. 

Muito usada para revitalizar cabelos.

Usos mágicos: acredita-se que manter uma babosa em casa, sobretudo no jardim, protege a residência de energias negativas.

Trabalha a beleza, magias de cura, sorte e é ótima para reconcicliações (sumo).

BasÌlico

(Ocimum basilicum)

Planeta: Marte, Sol 
Elemento: Fogo, Ar

Deidades: Aine, Frigg, Inanna, Tara, Tulasi
Poderes: Usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro. Há tempos atrás se acreditava que a mulher acabaria com a infidelidade do marido salpicando basil no corpo dele. O seu perfume emanando pela casa, traz harmonia e vigor ao casamento. Plantado em vasos, inibe a entrada de energia negativa. Nos florais, é indicado para pessoas desorganizadas e indisciplinadas.

Rituais e festivais: Sabbat de Imbolc.

Propriedades: O basílico auxilia a digestão, acalma e exerce uma influência positiva na concentração. Tonifica e purifica a pele. Uma massagem com óleo de basílico acalma a mente e alivia o enfartamento gástrico.

Por Lu Fernandes:

Luciane Fernandes

Lu Fernandes, como é carinhosamente chamada e conhecida, terapeuta holística, coach espiritual, estudiosa do esoterismo e práticas espirituais, Sacerdotisa na Magia Natural, pertencente ao Grupo de Mestres da Tradição Ser Divino, Facilitadora de Circulo de Mulheres, Mestra em Reiki, Karunya Teramai, na Magia dos Arcanjos e em Harmonização de física e energética das casas, ambientes comerciais e empresariais, utilizando Feng Shui.

Entre seus campos de conhecimentos estão mais de 15 anos de Tarot, Aromaterapia, Numerologia, Baralho cigano, Tarots Terapeuticos, além de Metafísica, Alquimia das Ervas, Cristais, Fitoterapia, Fitoenergética, Cromoterapia, Florais de Bach, Australiano e Radiestesia.​

Dá cursos, faz atendimento presencial e online de Tarot e atendimentos como Terapeuta Holistica restabelecendo a cura fisica e emocional, trazendo sua vida de volta, entrando no caminho da alegria e prosperidade.

Email: terapeutamagica@gmail.com

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Terapeuta Mágica. Orgulhosamente criado com Wix.com